sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MV EM CANNES - Como um vídeo se torna viral?

MV EM CANNES - Como um vídeo se torna viral?
Por Mariana Trevisan

Como já falamos por aqui, a MV Trevisan esteve presente no Cannes Lions Festival, e como tudo que foi falado por lá vai demorar ainda até ficar ultrapassado, não nos preocupamos em publicar todo o conteúdo de uma vez.
Além disso, foi MUITA informação em uma semana intensa de festival com os melhores comunicadores do mundo e levou um tempo até eu similar as informações e poder compartilhar da melhor forma.

FAST COMPANY - HOW IDEAS GO VIRAL: Essa palestra aconteceu no dia 19 de Junho e foi sem dúvida uma das minhas preferidas (se é que é possível escolher uma). Nela, a Fast Company falou  através de cases , sobre como um vídeo pode cruzar o mundo em poucas horas e se tornar viral.
Cannes: Mediadora da palestra, Anselmo Ramos, da agência Ogilvy Brazil e John Mescal da agência McCann 

Segundo John Mescal, Diretor Executivo de Criação da agência McCann Austrália, criadora do vídeo "Dumb Ways to Die ",  é preciso fazer com que as pessoas queiram compartilhar o vídeo e principalmente, tornar essa ação o mais simples possível de ser feita! Para ele, o segredo do sucesso desse vídeo foi construí-lo com o coração e fazer com que as pessoas realmente se importassem com a mensagem e quisessem disseminá-la.



E quando ele diz que o vídeo foi um sucesso, não é apenas devido aos milhões de compartilhamentos , mas pelos resultados alcançados. O vídeo foi solicitado pela empresa Metro para evitar as mortes em trilhos, visto que nenhuma das estratégias tradicionais havia funcionado. Bom, em apenas seis meses de veiculação do vídeo, as mortes reduziram em 21% (dados apresentados em Juho/2013).

Entre os cases apresentados na palestra estava também uma campanha da agência brasileira Ogilvy, que inclusive ganhou Agência do Ano no Cannes Lions 2013 entre muitos outros prêmios do festival ( pra ser mais exata, 35 leões, batendo recorde no festival. Orgulho!)

Anselmo Ramos, Chefe Criativo e fundador da Ogilvy Brazil,  apresentou o vídeo "Real Beauty Sketches"da marca Dove. Ele também defendeu a tese de que para se tornar viral o vídeo precisa lidar com emoções, seja ela alegria, tristeza, ou qualquer outra.
A campanha inicialmente era pra ser local e depois acabou sendo traduzida para 25 línguas e se tornou global. Segundo Ramos, é o vídeo mais viral (compartilhado) até hoje.

Quando a Dove repassou o briefing da campanha, apresentou o dado alarmante de que apenas 4% das mulheres se acham bonitas. A partir disso, a agência foi em busca de um desenhista do FBI para fazer um retrato de algumas mulheres conforme elas mesmas se descreviam. Em outro papel a ordem era desenhá-las com base na  narrativa de uma outra pessoa. Bom, assista o vídeo e se emocione! Quem sabe você se contagia pelo "vírus"e compartilha?


Leia outros textos sobre a ida da MV Trevisan ao Cannes Lions 2013:

Nenhum comentário:

Postar um comentário